Neste sábado, 10 de maio, acontece o segundo módulo do curso “Feminismos na Luta Sindical”, promovido pelo Grupo de Trabalho (GT) Mulheres do SINDIEDUTEC. Desta vez, o encontro será realizado de forma online, pela plataforma Google Meet, a partir das 9h.
O módulo II aprofunda as discussões iniciadas em março, trazendo reflexões fundamentais sobre gênero e sexualidade na infância e os desafios da educação feminista nos currículos escolares. A formação é voltada principalmente às servidoras do Instituto Federal do Paraná (IFPR), filiadas ou não ao sindicato, e tem como objetivo fortalecer o olhar crítico e emancipador nas práticas educacionais.
Confira a programação completa:
09h | Diálogos sobre as perspectivas das crianças pequenas sobre gênero e sexualidade: desafios para uma escola ética e igualitária
Palestrante: Geisa Orlandini C. Garrido
Sobre a palestrante: Doutora e Mestre em Educação pela FCT/UNESP e licenciada em Pedagogia. É líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Infâncias, Crianças e Educação, com atuação voltada às práticas pedagógicas comprometidas com a diversidade e a equidade.
A palestra da manhã propõe uma conversa sobre como as crianças pequenas percebem questões de gênero e sexualidade e como esses olhares podem (e devem) ser considerados na construção de uma escola mais ética, democrática e igualitária.
13h | Os desafios da educação feminista no currículo integrado
Palestrante: Lisandra Nadal
Sobre a palestrante: Mestra em Educação Profissional e Tecnológica pelo IFPR, atua como auxiliar de biblioteca no IFPR Campus Jaguariaíva. Possui ampla experiência com projetos de extensão nas áreas de feminismos, incentivo à leitura, biblioterapia e direitos humanos, além de diversas publicações e premiações.
Na parte da tarde, a discussão será voltada ao currículo integrado e às possibilidades (e obstáculos) para uma educação feminista dentro do contexto da educação profissional e tecnológica. Lisandra compartilhará vivências e propostas para uma prática pedagógica mais inclusiva e transformadora.
O curso “Feminismos na Luta Sindical” segue ao longo do ano com novos encontros temáticos.