No dia 07 de março, a sede do SINDIEDUTEC recebe a abertura do curso “Feminismos na Luta Sindical”, iniciativa do Grupo de Trabalho (GT) Mulheres. O evento marca o início da formação voltada às servidoras do Instituto Federal do Paraná (IFPR), filiadas ou não ao sindicato, com o objetivo de debater o feminismo na luta sindical e na educação.
O primeiro dia contará com palestras que abordam a interseção entre feminismo e sindicalismo, os impactos do etarismo e sexismo na educação e uma pré-conferência sobre políticas públicas para mulheres. Confira a programação completa:
9h | Feminismo e sindicalismo: construindo emancipação na (e para a) classe
Palestrante: Hellen Cris Leite de Lima
Sobre a palestrante: Professora da rede estadual do Paraná, mestre em Ensino de História (UFPR), secretária de Formação Política Sindical e Cultura do Núcleo Metrosul da APP-Sindicato e militante da Consulta Popular.
A palestra de abertura discutirá como o feminismo e o sindicalismo podem caminhar juntos para construir a emancipação das mulheres na sociedade e no ambiente de trabalho. A convidada abordará os desafios da organização sindical feminina e a importância da luta coletiva para a garantia de direitos.
11h | Etarismo e sexismo: do esquecimento à desvalorização da educação
Palestrante: Rosângela Gonçalves (Presidenta do SINDIEDUTEC)
Sobre a palestrante: Docente com dedicação exclusiva ao Instituto Federal do Paraná. Presidenta do SINDIEDUTEC-Sindicato.
A segunda palestra do dia trará uma reflexão sobre como o etarismo e o sexismo afetam as mulheres no campo educacional, especialmente no serviço público. Rosângela Gonçalves discutirá como essas formas de discriminação contribuem para a invisibilização e a desvalorização das profissionais da educação ao longo da carreira.
14h30 | Pré-conferência de Políticas para Mulheres – Etapa Municipal
Conduzida por: Joyce Luciane Correia Muzi
Sobre a palestrante: Doutora em Letras pela Universidade Estadual de Maringá, mestra em Tecnologia (UTFPR) e em Ciências da Educação (Universidad del Norte/Asunción/Py).
Encerrando as atividades do dia, a pré-conferência será um espaço de debate sobre as políticas públicas voltadas às mulheres. A condução será feita por Joyce Luciane Correia Muzi, que trará reflexões sobre os desafios enfrentados na formulação e implementação dessas políticas no contexto municipal.